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Imprensa feminina - Como tudo começou

Posted by Meninas do Clique Diário on 17:20
As publicações femininas, ou as escritas por mulheres (mas editadas por homens), começaram bem antes do que se pode supor. Muitos diriam que surgiram após a "Revolução Feminista", mas mesmo sendo oprimida, a mulher buscou dar vazão ao que pensava e o seu primeiro jornal, o inglês The Ladies Mercury, data do final do século XVII.

Quando surgiram, a maioria das publicações abordava temas como moda, culinária e cuidados com o lar, o que levou o pensador Edgard Morin, em 1969, a dizer que “a mulher modelo desenvolvida pela cultura de massa tem a aparência da boneca do amor”. De acordo com a jornalista Dulcília Schroeder Buiton, no livro “Imprensa Feminina”, as pessoas contrapõem a imprensa em geral e a imprensa feminina, no sentido de que o jornalismo de serviços seria mais para mulheres, enquanto assuntos como economia e política seriam voltados para os homens.

Com o passar do tempo, a imprensa feminina passou a ser um espaço de cobrança de igualdade, como, por exemplo, o direito ao voto e outras reivindicações feministas.

No Brasil, o primeiro jornal feminino foi o “Espelho Diamantino”, de 1827, em que se lia “dedicado às senhoras brasileiras”. Tratava de política, literatura, belas-artes, teatro e moda, e era feito na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, muitas outras publicações do mesmo gênero surgiram, mas todas dirigidas por homens.

Outro jornal brasileiro que merece destaque é o "A Família" aquele que teve a maior duração (1881-1897) e também o maior número de colaboradoras escritoras, como Inês Sabino, Anália Franco, Maria Amélia de Queirós, Corina Coaracy, Marie Benotte, Revocata de Melo entre outras. Entre os temas abordados estavam o direito ao voto, o direito de serem médicas, advogadas, professoras ou de seguir a carreira teatral (que era associada à prostituição).

Já no fim do século XVIII, surgiu, na França, a primeira publicação que tratava sobre o desejo de emancipação da mulher, o "L'Athénée des Dames" , que foi fechado em 1809 por ordem do imperador Napoleão. Em nosso país esse tipo de jornal passa a existir no final do século XIX e sendo um expoente, “O Sexo Feminino” da professora mineira Francisca Senhorinha da Mota Diniz, lutava pela educação das mulheres.

No ano de 1896, na França, aparece o primeiro periódico feito 100% por mulheres, o "La Fronde" que apresentava assuntos variados indo dos serviços sociais até o esporte. Foi uma publicação de grande expressão na França.

Em solo tupiniquim a primeira publicação de destaque foi a "Revista Feminina", veiculada de 1914 a 1936, e como sua dona era da alta sociedade, contou com a participação de escritores famosos, como Olavo Bilac. Na década de 40 aparece a "Página Feminina", uma publicação semanal vespertina, com colunas sobre beleza, moda e culinária. Porém, o grande marco foi em 1952 com a revista "Capricho" que existe até os dias atuais, no entanto seu público-alvo, agora, são as adolescentes.
Mesmo que o espaço ocupado pela mulher na mídia esteja crescendo, ainda há resquícios de preconceito. O gráfico abaixo mostra a distribuição do trabalho feminino por mídia. A faixa preta indica o número de mulheres trabalhando em cada uma das mídias.
Fonte: Maxpress/ Revista Imprensa


Analisando a evolução da imprensa feminina e também a participação da mulher nas diferentes mídias, pode-se observar o progresso do chamado sexo frágil na sociedade. Antes, uma cidadã de segunda classe vivia apenas para cuidar da casa e do marido; hoje, além de tudo isso, ainda trabalha e tem a necessidade de se informar sobre o que acontece ao seu redor. O primeiro jornal feminino

http://www.bl.uk/popups/ladiesm.html


Fontes: http://www.evirt.com.br/mulher/cap01.htm ,
http://msn.bolsademulher.com/estilo/materia/so_para_elas/5466/3
http://consorcio.bn.br/scripts/odwp032k.dll?t=nav&pr=mic_pr&db=mic&use=cs0&rn=2&disp=card&sort=off&ss=51745787&arg=espelho
http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=119&rv=Literatura)
http://www.blogger.com/www.revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewPDFInterstitial/536/488


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Jornalismo no século XXI

Posted by Meninas do Clique Diário on 17:05
Quando pensamos em século XXI, automaticamente, remetemo-nos às novas tecnologias e às mudanças que elas acarretam para a sociedade e nos veículos de comunicação. São mudanças severas, mas que podem ser vistas por um lado positivo, no caso do jornalismo, uma vez que as transformações pelas quais ele vem passando são contínuas.

As máquinas de escrever que recheavam as redações em meados da década de 80 deram lugar aos computadores, programas de edição de texto e editoração, além das melhoras significativas nas telecomunicações. Na verdade, o que mais mudou foi o "fazer jornalístico", já que, com o surgimento da internet nos anos 90, o acesso às informações ficou mais fácil, assim como o contato com fontes de pesquisa e a difusão das informações jornalísticas.

O jornalista não perdeu o seu papel, mas a sua função foi lapidada, uma vez que ele não se vincula mais a um único meio para divulgar notícias. Agora, qualquer um tem a possibilidade de produzir e divulgar qualquer conteúdo, mas a grande diferença é a qualidade e a credibilidade da informação produzida por um jornalista, o que, hoje, é muito valorizado, tendo em vista que a grande maioria das pessoas é a favor do chamado jornalismo de serviço. Este gênero jornalístico é aquele que presta serviço, que informa o leitor de acordo com as suas necessidades.

Atualmente, o jornalismo não se resume a ler ou se comunicar bem, mas também é preciso dominar as novas tecnologias, apurar e creditar informações rapidamente, ter um enfoque diferenciado da informação e, acima de tudo, ter qualidade, uma vez que todos os meios, sejam rádio, jornal impresso, internet ou televisão, trazem a mesma notícia, mas de formas diferentes; portanto, o responsável pela divulgação da informação deve fazer o diferencial, tendo, principalmente, espírito crítico e capacidade para compreender e comentar todos os assuntos.

A trilha percorrida, independente do meio de comunicação em foco, é muito mais ampla e tende a estabelecer um modelo que pode ir do analógico ao digital e do digital ao neo-analógico. Em um clique é possível saber as notícias do mundo todo e nos manter informados. O jornalismo atual não aposta tanto no caminho da convergência, mas sim, no da cooperação de meios: todos os meios devem estar em sintonia ao passar uma notícia para manter certa coesão e passar a informação com praticamente os mesmos assuntos em pauta, aqueles mais recentes e consequentemente os que mais interessam ao leitor.

Fontes: http://envolverde.ig.com.br/fotos/37293.jpg
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?


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