2

Ser jornalista não é fácil...

Posted by Meninas do Clique Diário on 06:02

Existem muitos impedimentos para um jornalista na hora de fazer um texto, a linha editorial do meio de comunicação a que pertence e a própria classificação de gêneros, são exemplos.


A ideologia por traz de uma emissora ou editora acaba norteando a produção textual do profissional que por pertencer a determinada empresa se vê obrigado a seguí-la mesmo sem concordar. Porém, para o leitor, essa ideologia não é explicitamente passada. Ao longo do texto, ele pode ir identificando-a pelas marcar textuais lá presentes.


Cada meio de comunicação, possui seu "manual" que explica como as produções de seus profissionais devem ser feitas. No entanto, você nunca vai encontrar escrito coisas do tipo : "você deve escrever assim porque nós pensamos de tal jeito".


Outra dificuldade que os jornalistas encontram é a divisão de gêneros. Artigos, colunas, crônicas, resenhas, editorias, são alguns exemplos. O principal problema dessa divisão é que cada um possui uma maneira específica de ser feito e muitas vezes não permitem ao profissional criar e ir além em cima de sua criatividade. Assim, a produção fica limitada e é cada vez mais comum encontrarmos textos muito semelhantes.


Num mundo ideal, o jornalista teria a liberdade de escrever conforme suas próprias convicções e da maneira que acredita ser melhor compreendido. Mas isso não é possível, pois não podemos esquecer que o jornalista sempre trabalha para alguém e, a fim de manter seu emprego precisa se submeter a certas coisas.
Fonte da imagem
http://tintafresca.blogs.sapo.pt/arquivo/jornalista.jpg

Copyright © 2009 Clique Diário All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.