0

Jornalismo de idéias - A Campanha Abolicionista

Posted by Meninas do Clique Diário on 18:50
Um dos expoentes do jornalismo de idéias no Brasil foi a Campanha Abolicionista, que, contando com a adesão de políticos, estudantes de direitos, mulheres entre outros segmentos da sociedade, combatia por meio das palavras e ações políticas a escravidão a que africanos e seus descendentes aqui nascidos eram submetidos.

Um dos mais famosos abolicionistas foi o estudante de Direito e poeta, Antônio Frederico de Castro Alves, mais conhecido como Castro Alves- O Poeta dos Escravos- que chegou a fundar, junto com Rui Barbosa e outros, uma sociedade contra a escravidão. Seu poema mais famoso, 'O Navio Negreiro', retrata as péssimas condições dos navios em que os escravos eram trazidos ao Brasil.




Outro abolicionista de destaque foi o político e jornalista Joaquim Nabuco, que acreditava que a abolição não deveria ser feita de maneira abrupta, mas sim conforme o povo ganhasse consciência da importância da mesma. Era dono do jornal 'O Abolicionista' e fez um manifesto denominado 'O Abolicionismo'.


Segue o prefácio do manifesto de Joaquim Nabuco:
“Por numerosas razões, por assim dizer, em cada pagina do presente volume, a emancipação dos escravos e dos ingênuos, e a necessidade de eliminar a escravidão da constituição do nosso povo, isto é, o Abolicionismo, devia ter precedido às demais reformas.”


Fontes:
http://www.overmundo.com.br/overblog/joaquim-nabuco-homem-de-imprensa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abolicionismo_no_Brasil#Campanha_Abolicionista
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_Alves
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Nabuco
http://www.projetomemoria.art.br/RuiBarbosa/glossario/c/campanha-abolicao.htm
http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/abolicionismo-e-imigrao-no-brasil.html
http://www.leomiranda.com.br/templates/jailton/
http://www.america.org.br/templates/images/jpg/Joaquim_Nabuco.jpg

Copyright © 2009 Clique Diário All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.