0

O rádio no Brasil

Posted by Meninas do Clique Diário on 19:11



Acredita- se que a chegada do rádio no Brasil foi um dos momentos mais importantes para a nossa evolução na área de comunicação.
A primeira transmissão radiofônica realizada no país aconteceu em 1922 durante as comemorações do centenário da independência. Já a primeira estação de rádio foi criada no dia 20 de abril do ano seguinte, por Roquete Pinto e Henrique Moritze e recebeu o nome de Sociedade do Rio de Janeiro.
Os três primeiros anos do rádio foram bem difíceis, uma vez que a programação contava com muita ópera e música clássica e a emissora era mantida por alguns artistas da época.
No fim de 1926, as gravações passaram a ser elétricas o que fez com que as transmissões ficassem mais rápidas e o número de ouvintes aumentasse. Foi o suficiente para artistas como Gastão Formenti, Elisinha Coelho e Mário Reis passarem a contar com a rádio para disputar a preferência do público.
Durante 20 anos a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, criada pelo então presidente Getúlio Vargas em 1936, foi a campeã de audiência. Tupi, Transmissora (posteriormente Globo) e Phillips foram algumas das emissoras que surgiram depois e também fizeram parte da chamada Era do Rádio, que ocorreu de 1930 a meados de 1960 quando começaram a surgir as primeiras televisões.
Mesmo assim ainda há quem considere o rádio o maior e melhor veículo de comunicação.


Fontes

Fonte da imagem

Copyright © 2009 Clique Diário All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.