Jornalismo no século XXI
As máquinas de escrever que recheavam as redações em meados da década de 80 deram lugar aos computadores, programas de edição de texto e editoração, além das melhoras significativas nas telecomunicações. Na verdade, o que mais mudou foi o "fazer jornalístico", já que, com o surgimento da internet nos anos 90, o acesso às informações ficou mais fácil, assim como o contato com fontes de pesquisa e a difusão das informações jornalísticas.
O jornalista não perdeu o seu papel, mas a sua função foi lapidada, uma vez que ele não se vincula mais a um único meio para divulgar notícias. Agora, qualquer um tem a possibilidade de produzir e divulgar qualquer conteúdo, mas a grande diferença é a qualidade e a credibilidade da informação produzida por um jornalista, o que, hoje, é muito valorizado, tendo em vista que a grande maioria das pessoas é a favor do chamado jornalismo de serviço. Este gênero jornalístico é aquele que presta serviço, que informa o leitor de acordo com as suas necessidades.
Atualmente, o jornalismo não se resume a ler ou se comunicar bem, mas também é preciso dominar as novas tecnologias, apurar e creditar informações rapidamente, ter um enfoque diferenciado da informação e, acima de tudo, ter qualidade, uma vez que todos os meios, sejam rádio, jornal impresso, internet ou televisão, trazem a mesma notícia, mas de formas diferentes; portanto, o responsável pela divulgação da informação deve fazer o diferencial, tendo, principalmente, espírito crítico e capacidade para compreender e comentar todos os assuntos.
A trilha percorrida, independente do meio de comunicação em foco, é muito mais ampla e tende a estabelecer um modelo que pode ir do analógico ao digital e do digital ao neo-analógico. Em um clique é possível saber as notícias do mundo todo e nos manter informados. O jornalismo atual não aposta tanto no caminho da convergência, mas sim, no da cooperação de meios: todos os meios devem estar em sintonia ao passar uma notícia para manter certa coesão e passar a informação com praticamente os mesmos assuntos em pauta, aqueles mais recentes e consequentemente os que mais interessam ao leitor.
Fontes: http://envolverde.ig.com.br/fotos/37293.jpg
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?