5

Jornalismo no século XXI

Posted by Meninas do Clique Diário on 17:05
Quando pensamos em século XXI, automaticamente, remetemo-nos às novas tecnologias e às mudanças que elas acarretam para a sociedade e nos veículos de comunicação. São mudanças severas, mas que podem ser vistas por um lado positivo, no caso do jornalismo, uma vez que as transformações pelas quais ele vem passando são contínuas.

As máquinas de escrever que recheavam as redações em meados da década de 80 deram lugar aos computadores, programas de edição de texto e editoração, além das melhoras significativas nas telecomunicações. Na verdade, o que mais mudou foi o "fazer jornalístico", já que, com o surgimento da internet nos anos 90, o acesso às informações ficou mais fácil, assim como o contato com fontes de pesquisa e a difusão das informações jornalísticas.

O jornalista não perdeu o seu papel, mas a sua função foi lapidada, uma vez que ele não se vincula mais a um único meio para divulgar notícias. Agora, qualquer um tem a possibilidade de produzir e divulgar qualquer conteúdo, mas a grande diferença é a qualidade e a credibilidade da informação produzida por um jornalista, o que, hoje, é muito valorizado, tendo em vista que a grande maioria das pessoas é a favor do chamado jornalismo de serviço. Este gênero jornalístico é aquele que presta serviço, que informa o leitor de acordo com as suas necessidades.

Atualmente, o jornalismo não se resume a ler ou se comunicar bem, mas também é preciso dominar as novas tecnologias, apurar e creditar informações rapidamente, ter um enfoque diferenciado da informação e, acima de tudo, ter qualidade, uma vez que todos os meios, sejam rádio, jornal impresso, internet ou televisão, trazem a mesma notícia, mas de formas diferentes; portanto, o responsável pela divulgação da informação deve fazer o diferencial, tendo, principalmente, espírito crítico e capacidade para compreender e comentar todos os assuntos.

A trilha percorrida, independente do meio de comunicação em foco, é muito mais ampla e tende a estabelecer um modelo que pode ir do analógico ao digital e do digital ao neo-analógico. Em um clique é possível saber as notícias do mundo todo e nos manter informados. O jornalismo atual não aposta tanto no caminho da convergência, mas sim, no da cooperação de meios: todos os meios devem estar em sintonia ao passar uma notícia para manter certa coesão e passar a informação com praticamente os mesmos assuntos em pauta, aqueles mais recentes e consequentemente os que mais interessam ao leitor.

Fontes: http://envolverde.ig.com.br/fotos/37293.jpg
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?


5 Comments


Nossa, arrasou! mandou muito bem, uma jornalista e tanto voce :D PARABENS *


nossa ta muito bom mesmo! muito sucesso! continue assim que voce vai longe!


Tá ótimoooo o blog.. Adorei o layout e o conteúdo.. Parabéns mesmooo :)


Realmente muito bom! Concordo que o jornalismo mudou desde o início para os tempos de agora, hoje em dia quem dá as cartas em qualquer área é a tecnologia, sem ela nada mais tem ênfase! Todas estão de parabens!

Postar um comentário

Copyright © 2009 Clique Diário All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.